Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Civil

Secretario: Fernando José Winttr Emmerick

A Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Civil é o órgão que tem por finalidade: coordenar, em nível municipal, todas as ações de defesa civil, nos períodos de normalidade de anormalidade; adotar medidas que visem conscientizar, prevenir e evitar desabamentos, inundações e queimadas; atender, sempre que solicitado, nos casos em que seja indispensável a presença da Defesa Civil; emitir laudos e pareceres, sempre que solicitados, em processos de cortes de árvores, na iminência de riscos ou em perigo para instalações, bens e obras, inclusive logradouros públicos ou privados; trabalhar em conjunto com as demais Secretarias no intuito da prevenção de acidentes e auxílio às vítimas em casos de calamidade pública ou estado de emergência; oferecer treinamento a servidores públicos ou voluntários para atuação conjunta em casos de emergência; elaborar e atualizar permanentemente a Cartografia Geral do Município, planta geral da cidade, limites distritais e municipais, diagnosticando as áreas de risco; autorizar e supervisionar a realização de eventos em áreas públicas, visando a segurança da população; propor à autoridade competente a decretação ou homologação de situação de emergência e de estado de calamidade pública; executar outras tarefas pertinentes ao seu cargo.

Expediente: de segunda a sexta-feita. Horário: 9h às 17h.


A Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Civil tem a seguinte estrutura organizacional:
Coordenadoria de Proteção e Defesa Civil
Assessoria de Defesa Civil
Chefia Geral de Trânsito e Guarda Municipal
Serviços
Sugestões
Links Úteis
Início
Prefeitura
Secretarias
Notícias
Licitações
Fale Conosco
IPTU
Conselhos
Município
História
Atividades Econômicas
Como Chegar
Aspectos Geográficos
Eventos
Servidor Público
Conselhos
Licitações
Leis e Decretos
Praça Governador Roberto Silveira, 44 - Centro Bom Jardim, RJ - Brasil - CEP 28.660-000 Telefone: (22)2566-2916 Fax: (22)2566-2460