Área da Unidade Territorial:
384,98 Km

Altitude: 574 metros

População:
26.207 habitantes

Distâncias: 154 km da Capital

Clima: Subtropical / tropical de altitude

Temperatura Média:
28,4º C

Altitude: 60 m

Localização:
Centro Fluminense

Limites: Cordeiro, Duas Barras, Nova Friburgo e Trajano de Morais.

Acesso Rodoviário: Saíndo do Rio de Janeiro pela Ponte Rio-Niterói, seguir pela Rod. Niterói-Manilha (BR-101) e, em Itaboraí, dobrar no trevo para a RJ-116 (Itaboraí-Itaperuna) passando por Nova Friburgo e seguir até o centro do município de Bom Jardim.

Rios:

Rio Grande: Rio que nasce no Distrito de Campo do Coelho, Município de Nova Friburgo, atravessa o município de Bom Jardim desde o local denominado Barra do Bengalas, divisa com o município de Nova Friburgo, até a Fazenda Santa Rosa do Rio Grande, nas divisas do município de Cordeiro (margem esquerda) e Trajano de Morais (margem direita). Tem importância para o desenvolvimento rural. Possui águas transparentes e frias. Durante seu percurso recebe rios e córregos, que, então, formam quedas d'água e piscinas naturais. Destaca-se a Cachoeira Maravilha . Não é navegável devido ao grande acúmulo de rochas em seu leito.

Rio São José: Marco do povoamento na região, nasce no Município de Nova Friburgo e entra no Município de Bom Jardim banhando o Distrito de São José do Ribeirão. Depois de um percurso, no município, de 25 Km, deságua no rio Grande. Suas águas são claras, transparentes e frias. Destaca-se a Cachoeira Pedregulho que está situada em sua margem direita.

Cachoeiras:

Cachoeira Banquete: Queda de 15 m de altura.
Localização: Fazenda Banquete, Centro.

Cachoeira Maravilha: Queda do Rio Grande com 6 m de altura.
Localização:  Rua Jacinto de Carvalho s/nº, São Miguel.

Cachoeira Pedregulho: Queda do Rio São José com 10 m de altura.
Localização:  Distrito de São José do Ribeirão.

Relevo:

Pedra Redonda

Furnas Mão de Luva: Caverna onde o Duque Manoel Henriques, conhecido como Mão de Luva, líder de um grupo de contrabandistas de ouro, se escondia. Diz a lenda que o aventureiro e seu bando teriam enterrado grande quantidade de ouro nas Furnas e que uma misteriosa força não deixa nenhum tipo de luz ficar acessa em suas galerias.
Localização: Fazenda da Saudade, 15 km do Centro.

Morro Bela Vista: Formação montanhosa com 850 m de altura, oferece vista panorâmica de todo o município .
Localização: Centro.

Pico do Tardim: Formação rochosa com 1.250m de altitude, é o ponto mais alto do município. Oferece trilhas para caminhadas.
Localização: Barra Alegre.

Parques:

Parque Municipal Luiz Corrêa da Rocha Sobrinho: Parque com canteiros, bosque e arquibancada.
Localização: Bairro Maravilha, Centro.
Funcionamento: Diariamente das 8:00h às 17:00h.

Áreas de Preservação:

Horto Municipal: Criado em 1941.
Localização: Rua Amando Rodrigues Costa s/nº, Centro.
Funcionamento: Diariamente das 6:30h às 17:00h.